<$BlogRSDUrl$> Site
Meter

Tem como objectivo criticar o estado actual das coisas e tentar acordar esta sociedade de memória curta.

segunda-feira, maio 30, 2005

Choque e estupefacção

É curioso o discurso que o partido socialista, nomeadamente, o de Jorge Coelho e Constâncio que angelicamente manisfestaram o desconhecimento do real valor do déficit.
Devo confessar que não simpatizo com o estilo de peixeiro com Jorge Coelho se sente tão à vontade e que a demagogia, memória curta e falta de escrúpulos deste sujeito me irrita profundamente. Este poderia ser o rosto do que de pior existe na política.
Pois bem, estes senhores durante as eleições nos andaram a prometer aquilo que não era possível e agora, descaradamente, dizem que as condições se alteraram. Basta. Acho que estamos todos fartos de aldrabões. Basta ir ao site do grupo parlamentar do PS e consultar o histórico de intervenções, “et voilá”, temos uma surpreendente intervenção de Jaime Gama:
Considerando as necessidades globais de financiamento do Estado do sector público administrativo, das empresas públicas deficitárias, dos hospitais SA e de outros, o défice anual já é superior a 6%. Ora, isto coloca um conjunto de problemas a prazo, exigindo soluções, igualmente a prazo, que não se vislumbram, minimamente, nas propostas do Governo.
Para manter o défice abaixo dos 3% e cumprir o Pacto de Estabilidade e Crescimento, era necessária uma abordagem mais rigorosa, sobretudo quando o recurso às privatizações é algo que tende a acabar e a precariedade de outras receitas extraordinárias já salta à vista.


Agora quem são os aldrabões? Dá-me vontade de os mandar para aqui ou para aqui.

sexta-feira, maio 27, 2005

Definição do que é tarde

Investigadores britânicos chegaram finalmente a uma conclusão quanto ao significado da palavra «tarde», para a maioria dos ingleses, quando afirmam que alguém «está atrasado»: chegar tarde é chegar 10 minutos e 17 segundos atrasado!
O mesmo estudo refere que, durante o período de tempo em questão, 12 crianças nascem em Inglaterra e no País de Gales, oito acidentes de viação têm lugar, 3.804 pessoas embarcam num avião e 590 milhões de e-mails são enviados em todo o mundo.


As coisas que esta gente estuda! E, já agora, sempre que se atrase pense naquilo que pode acontecer: os e-mails que deixa de enviar, o acidente que poderia não ter ou até um nascimento indesejado que poderia evitar.

É pá e eu a pensar que chegar atrasado era chegar depois da hora:minuto combinados. A pontualidade britânica já não é o que era.

quarta-feira, maio 25, 2005

Ser do contra…

…mas com alguma razão, penso eu. Ao contrário do que a maioria parece ter expressado com enorme satisfação, eu acho que a nomeação de António Guterres para o ACNUR, pondo de parte o nacionalismo, não é de todo uma boa notícia para a humanidade. Um mau líder é sempre um mau líder quer seja em Portugal ou noutro sítio qualquer. Em Portugal, Guterres demonstrou ser uma pessoa indecisa, por vontade própria ou por pressão partidária, sem espírito reformador, incapaz de enfrentar os interesses instalados. Até os produtores de vinho o conseguiram embaraçar aquando da tentativa de reduzir a taxa de alcolémia permitida por lei.
Agora, pensando nos graves problemas económicos e sociais que afectam o mundo, principalmente o subdesenvolvido e também o mais prejudicado pelos interesses dos países ocidentais, chegamos a uma dúvida pertinente: Será Guterres capaz de fazer aquilo que nunca conseguiu fazer em Portugal? Combater os "lobbies", decidir e reformar serviços que se mostram incapazes de acudir a catástrofes humanitárias que tão frequentemente acontecem. Quem não se lembra dos casos do Ruanda e do Sudão em Darffur!

Trapalhadas do governo III

O déficit
Querem tomar-nos por tolos e eu acho que ninguém se está a importar muito com isso. Prova disso é a forma como a comunicação social tem tratado a indecisão do governo quanto ao que fazer para combater o déficit e agora a anunciada quebra de contrato que o PS tem como o país, também conhecido por promessa eleitoral ou objectivos a alcançar.
E qual a desculpa para não cumprir o que foi prometido aos eleitores? Ah, não sabíamos o real valor do déficit! Apesar do governador do Banco de Portugal ser socialista, ser o responsável pela divulgação trimestral dos dados económicos do país, ter uma boa equipa de economistas para o coadjuvarem e ter sido governador do Banco de Portugal durante a legislatura anterior. Não sabiam do valor do déficit? Mentirosos.

Afinal qual é diferença entre o discurso da tanga e o pensámos que o déficit era de 5%? Talvez menos histeria porque a desonestidade e a mentira está implícita de igual forma.

Vítor Constâncio

É curioso o número a que este senhor conseguiu obter para o déficit: 6,83%.
Será do o efeito tecnológico? Eu diria que sim pois caso contrário os 0,03 seria um valor espúrio e sem qualquer interesse. Mas o mais curioso disto tudo é o facto deste senhor não ter conhecimento do real valor do déficit antes do PS apresentar o programa de governo pois os inocentes socialistas pensavam que o valor se situava nos 5%.
Penso que só existe uma explicação para tamanha incoerência. Até aqui só havia dinheiro para lhe pagar os tais 25000 euros por mês e este terá esgotado o fundo de maneio para a aquisição do seu BMW série 7 e respectivo carro de serviço do motorista Peugeot 206, esquecendo-se de comprar a máquina de calcular e/ou o computador com respectivo software para poder fazer o seu trabalho com máxima precisão, até às centésimas. Enfim, nem tudo é negativo. O choque tecnológico começa a sentir-se e até Vítor Constâncio já foi afectado pelo choque.

quarta-feira, maio 18, 2005

O regresso do nº 7

Não, não se trata do regresso de Luís Figo à selecção nacional. Aliás, um regresso estranhamente consensual.
Agora temos outros números sete, também eles famosos, que temam em não nos deixar de vez.
Primeiro o nº 7 que ninguém conhece e não quer conhecer, pelo menos até às autárquicas – o persistente défice. Mais um estranho consenso quanto ao desconhecimento do seu real valor. Pergunto: o que andou o governador do Banco de Portugal a fazer nos últimos anos?
E agora temos o outro nº 7, o desemprego, que já afecta mais de 500 mil pessoas e que teima em não ficar por aqui. É que também não estou a ver o país a crescer os tais 3% necessários para a recuperação econónica com IVA a 21% e aumento dos custos dos factores de produção.

quinta-feira, maio 12, 2005

Esclarecimento

Eu declaro aqui, neste espaço, que não assinei nenhum despacho. Bem, se assinei foi de boa fé e sem saber bem de que é que se tratava.

Então aprovam-se despachos autorizando a construção de mega projectos imobiliários, sem qualquer estudo de impacto ambiental, inicia-se o abate de sobreiros no próprio dia em que é publicado o despacho e depois ninguém sabe de nada! Curioso...
Até quando teremos de tolerar estas atitudes de chicos espertos?

Em nome do CDS-PP, do PSD e do Espirito Santo

Virgem santíssima, querem ver que nem com a ajuda do divino Espirito Santo os partidos políticos vão conseguir explicar como são financiados. Podemos começar pelo CDS-PP.

sexta-feira, maio 06, 2005

Marques Mendes está em alta

Depois de mais uma patética entrevista com que a RTP nos contemplou acho que para além de criticarmos o que está mal, muitas vezes é mais fácil, devemos destacar e elogiar os bons exemplos. Aqui o bom exemplo não é esta entrevista, fora de tempo e desprovida de interesse público, mas sim o de Marques Mendes ao não apoiar o “Major” na sua recandidatura à câmara de Gondomar.
Até com esta aparente falta de perspicácia o major esteve mal, aliás muito mal, pois podia-nos ter poupado a mais uma cena deprimente de um autarca agarrado ao poder. Bastava ter lido nas entrelinhas e teria chegado à conclusão que era este o resultado que o esperava. Mais uma vez, e à semelhança do que aconteceu com o caso Isaltino, estes senhores apenas têm em consideração o seu enorme ego e interesses pessoais relegando para segundo ou terceiro plano o partido e os eleitores.
Por agora resta-nos esperar que alguns dos autárcas que se encontram em situações de fragilidade política semelhantes à das personagens anteriores tenham algum poder de antecipação e não se voltem a candidatar. Estou-me a lembrar de Isabel Damasceno, presidente da Câmara Municipal de Leiria, por ser o caso mais badalado, mas estou certo que haverá mais.
Para que esta frontalidade que Marques Mendes tem demonstrado seja efectiva é necessário que este mantenha a coerência e esclareça de uma vez por todas alguma nebulosidade que ainda paira sobre o caso Isaltino – foi ou não proposto a Isaltino que se candidatasse a uma outra câmara que não a de Oeiras?

SPORTING OLÉ, SPORTING OLÉ

quarta-feira, maio 04, 2005

Trapalhadas do governo II

Hospital do Algarve
Tal como previsto, já cá temos mais uma trapalhada.
À Terça não temos Hospital do Algarve.
À Quarta afinal vamos ter Hospital do Algarve.
Na Quinta não teremos a certeza se vai haver Hospital do Algarve.
O que nos esperará nos restantes dias da semana?

Trapalhadas do governo I

O aborto
Agora que o estado de graça deste governo se começa a desvanecer e surgem as primeiras trapalhadas perece-me que esta rúbrica vai ser actualizada muitas vezes. Depois de Guterres e Santana Lopes já cá faltavam as indecisões e trabalhadas politiqueiras.
Sócrates e o PS inauguraram este capítulo com um assunto que parecia consensual – realização do referendo sobre o aborto – e que, mais uma vez, estes individuos revelaram ser incapazes de resolver esta questão tendo mesmo contribuido para mais este falhanço usando e abusando das indecisões socialistas.

Estratégia Sócrates

Marcar referendo sobre o aborto?
Resolver o problema dos tribunais?
Resolver o problema das prisões?
Plano tecnológico?


É que é já a seguir.

Marcar referendo sobre o aborto?
Pensando melhor é melhor ser o Presidente a decidir.

Resolver o problema dos tribunais?
Diz-se que se reduz as férias dos magistrados. Os tipos ficam lixados porque na prática isso não é verdade e o povão fica contente.
Ah! Deixa de ser crime passar cheques sem cobertura até 150euros e pronto. Bem, se não for suficiente sobe-se a fasquia para o 500 ou 1000 euros.

Resolver o problema das prisões?
Fácil, metem-se os tipos a fazer serviço comunitário. Mas só os acusados por pequenos delitos, como tortura! E se não chegar libertam-se também os assassínos arrependidos. Sim, nós sabemos que muitos não tiveram culpa. O outro (o morto) estava mesmo a pedi-las.

Plano tecnológico?
Metem-se uns 100 recém licenciados, talvez em letras, e temos aqui um importante contributo para o plano tecnológico.

Entretanto ficaremos à espera do que a tecnologia nos trará num futuro próximo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?