<$BlogRSDUrl$> Site
Meter

Tem como objectivo criticar o estado actual das coisas e tentar acordar esta sociedade de memória curta.

quinta-feira, abril 29, 2004

Discurso da nossa selecção

Cometemos muitos erros, mas ainda bem que os cometemos nesta fase para não os cometermos no europeu. Boa, há que esgotar todo o stock de erros e esperar que esse stock não seja renovável.
Foi bom porque estivemos duas vezes em desvantagem e conseguimos recuperar. Mais uma vez, boa, conseguimos empatar!

Listas para o parlamento Europeu I

A lista do PS, também ela muito original, aquilo mais parece a lista dos patinhos feios do PS ou a lista daquelas pessoas menos desejadas e/ou incómodas para a actual direcção. Para manter as aparências e manter os camaradas todos alinhados resolve-se o problema enviando-os para longe.
Resumindo, o interesse demonstrado pelos partidos em relação a estas eleições deverá ser muito semelhante ao que os portugueses lhe vai dedicar - nenhum.
Existem ainda os apelos ao voto em branco e que, sinceramente, nem esses vão ter grande expressão. A vitória está atribuída - viva o sol e a praia.

Listas para o parlamento Europeu II

Parece que o dourado está na moda. Começámos com apito dourado e depressa aparece a lista dourada.
A lista do PSD às europeias mais parece um tributo aos ministros de Cavaco e que melhor forma de lhes prestar homenagem. Um reforma dourada em Bruxelas, pouco esforço e campos de golfe previamente testados.

A imagem de DEUS

Fiel ao nosso lema - criticar o estado actual das coisas e tentar acordar esta sociedade de memória curta - não posso deixar passar esta oportunidade e lembrar o passado recente do, também ele recente, cabeça de lista às europeias pela lista do PSD.
Como todos sabemos Deus Pinheiro foi um comissário europeu muito conhecido além fronteiras mas, curiosamente, a sua "popularidade" não era tanto pelo facto dele ser um bom comissário mas sim pela sua paixão pelo golfe. Quem não se lembra daquelas situações embaraçosas em que os jornalistas estrangeiros o seguiam e o apanhavam em pleno exercício das suas funções - a prática do golfe. E o que dizer dos seus fins-de-semana prolongados, aqui em Portugal, passados nos campo de golfe do Melancia, junto ao Marvão.
Na Europa era conhecido pelo comissário zero. Por estas e por outras é que me pergunto: Será que necessitaremos que este zero nos represente no parlamento Europeu?

sexta-feira, abril 23, 2004

Vingança? Nahhh!!

Segundo noticia o Diário digital vai ser exigido um visto, a partir de segunda-feira, para os espanhóis que se desloquem aos EUA para uma estadia superior a 90 dias ou para estadias inferiores mas sem fins turísticos, como é o caso dos trabalhadores temporários, estudantes, jornalistas e inclusivamente tripulações.

Eu que cheguei a pensar que aquela história de tirar impressões digitais e fotografia digital aos brasileiros era um pretexto para americano coleccionar fotos da bela bunda brasileira.
Agora exigir um visto biométrico a "nostros hermanos" espanhóis após a retirada das suas tropas do Iraque e recusa quanto ao envio de tropas para o Afeganistão parece-me muito claro - ou estão connosco ou estão contra nós - ou será que a Espanha passou a ser um país mais perigoso que há dois meses atrás? Então, e ninguém nos avisou…

Mais uma "cowboiada" à boa maneira americana.

Obrigado Sharon

George W. Bush diz que o mundo deve um «obrigado» ao primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, pelos seus planos de pacificação para os territórios ocupados.
Em que galáxia é que este tipo vive? Deve ter origens alienígenas.
Provavelmente estará à espera que o mundo também tenha um «muito obrigado» para com ele, pelo seu esforço e dedicação a causas como a justiça, solidariedade e construção de um mundo mais pacifico.
Lá como cá, para além da estupidez natural também existem os lobbies e, neste caso, toda a gente conhece o lobby judeu e a força que esta comunidade tem naquele país. E, em véspera de eleições vale tudo.

Rigor jornalistico

No site on-line da TSF existe uma notícia curiosa e que revela o cuidado como muitos jornalistas, infelizmente, têm ao escrever os seus artigos. A noticia com este titulo - "PSD solidário com Valentim Loureiro" - leva-nos a pensar o obvio: - Estavam tão bem calados ou lá vêm estes com a solidariedade corporativa. Para mim, o lógico era não expressar solidariedade e deixar a justiça funcionar pois este tipo de manifestações, por vezes, parecem mais formas de pressão que outra coisa. No pior dos casos que se manifeste solidariedade em nome individual.
Como eu gosto de ler a noticia por inteiro apercebo-me que o conteúdo não é coerente com o titulo. Confirmem se esta noticia diz que o PSD está solidário com Valentim Loureiro:

«No momento difícil em que o major Valentim Loureiro e alguns outros militantes do PSD são chamados perante a Justiça, não esquecemos a consideração e solidariedade pessoal que nos merecem estes companheiros de partido», declarou o porta-voz social-democrata, Pedro Duarte.
Escusando-se a comentar a investigação em curso, Pedro Duarte reafirmou, em nome do PSD, «o respeito absoluto pela separação de poderes constitucionalmente consagrados».

Num momento em que se anda a chafurdar na lama de zonas demasiado pantanosas deveria haver mais rigor informativo e tentar minimizar a confusão em que estamos metidos.

terça-feira, abril 20, 2004

Resposta

Já tenho a resposta para as perguntas do dia que o Bloguitica lançou um dia destes:
Quais irão ser as repercussões da decisão de Zapatero no discurso do PS e de Ferro Rodrigues?
Será que o PS vai radicalizar -- ainda mais -- o seu discurso?


Eu diria que a resposta do PS nesta matéria é "bué" radical. A decisão tomada é a de estar sempre no contra: contra o envio de forças para o Iraque; contra a retirada das mesmas forças do Iraque.

(R)evolução

A polémica que tentam gerar em redor do R parece-me ser patética e sem razão de ser. A revolução provocou uma evolução. Evolução duma sociedade que vivia pessimamente sem recursos, com censura, tortura física e mental e que, com a revolução, apesar de todas as dificuldades, evoluiu para uma sociedade aberta sem as condicionantes que a ditadura impunha.
Isto parece-me aquela conversa daqueles idosos amargurados que dizem que no tempo deles é que era bom.

Combate ao terrorismo

Pois é. Ontem os ingleses tiveram mais um susto em Manchester e o terror parece espreitar a cada esquina. Advinham-se mais catástrofes.
Mas o que é que se tem feito para combater o terrorismo? Nada.
O Reino Unido nada fez e parece estar dependente dos EUA. Não se deslumbra qualquer posição pró europeia.
A França e a Alemanha? Nada. Tentam apenas defender os seus próprios interesses e pouco mais. Ah! Também vão fazendo uma análises criticas sobre a situação actual.
Os restantes países europeus? Têm pouco peso nas estruturas e também eles se encontram divididos.
Por enquanto vai-se lamentando as tragédias e espera-se que não volte a acontecer.

sexta-feira, abril 16, 2004

Prolongamento do eixo do mal

Quem não se lembra do anunciado eixo do mal, identificado pelos States?
Pois é com os maus não há conversa, não há conversa até que estejamos sem soluções e nos termos que associar a eles. Lá diz a sabedoria popular : "Se não os consegues vencer, junta-te a eles".
A arrogância e a coerência já lá vai, agora é ver os americanos suplicarem por ajuda e quem melhor se não o Irão que está ali bem próximo. Então mas este não era um país que fazia parte do eixo do mal?
Esta ideia de pedir ajuda a "terroristas", ou supostos terrorista, parece estar na voga e prática corrente em empresas e administração americanas. Primeiro, as empresas americanas pagam a grupos terroristas, tipo abbu sayaf, para defenderem os seus interesses em locais mais instáveis. Agora o governo a pedir ajuda ao Irão. Este tipo de comportamentos terá alguma coisa a haver com uma nova ideologia "Soarista" em que se apela ao diálogo com terroristas?
Novamente a sabedoria popular nos diz que: " Junta-te aos bons e serás como eles. Junta-te ao maus e serás pior que eles". É caso para perguntar se o eixo do mal acaba de ter mais um elemento?

quinta-feira, abril 15, 2004

Novo código do trabalho - clareza e objectividade

A avaliar pela forma como a questão das férias está a ser tratada vamos ter muito que discutir e interpretações ao gosto do freguês.
Então, andam-se dois anos a discutir um código do trabalho que, até agora, objectivamente, ninguém parece conhecer. A dúvida do momento é: em 2004 vamos ter 22 ou 25 dias de férias?
A forma como este código foi elaborado parece ser algo duvidosa e susceptível de várias interpretações pois se assim não fosse não existiriam tantas dúvidas para interpretar um único item do código.

quarta-feira, abril 14, 2004

Recebi um mail giro


ROCK IN RIO

E sabiam que um erro de interpretação levou Pinto da Costa a comprar seis mil bilhetes para o festival de música Rock in Rio, convencido de que se tratava de uma sessão de apedrejamento público a Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto? A confusão reside na tradução literal de Rock in Rio, que é "pedra no rio". O erro também se deveu ao facto de Pinto da Costa não ter conseguido obter a opinião da sua habitual conselheira para assuntos mediáticos, Maria Elisa, que estava incontactável em Londres, onde exerce actualmente funções de adida de imprensa na embaixada portuguesa.

Foi a própria organização do Rock in Rio que percebeu que alguma coisa estava errada quando receberam o telefonema de um funcionário do clube perguntando "quantos calhaus é que cada pessoa podia levar para o recinto".

Faltam menos de dois meses…
… e, alguém sabe qual o cabeça de lista e respectiva lista de candidatos do PSD/PP às eleições europeias?
Alguém se anda a esquecer destas eleições ou então preferia que não existissem. Como é que se pode apelar à participação popular numas eleições de que ninguém quer saber?
Para mim existem vários motivos para este atraso:
- não conseguem arranjar ninguém para liderar a lista e que sirva os interesses dos dois partidos ou até os interesses individuais pois não me parece que haja assim tanta gente no PSD que queira representar um partido anti-europeu.
- o medo que a derrota seja demasiado pesada leva-os a adiar a apresentação da lista de forma a não dar muito tempo à imprensa e sociedade em geral para analisar a qualidade das pessoas e as ideias que defendem.
Enfim, vale mais esquecer aquilo que não se deseja ou invés de enfrentar a realidade, à boa maneira portuguesa…

Tréguas no Iraque



Será mesmo inevitável?

segunda-feira, abril 12, 2004

Sonho americano

Terá acabado o sonho americano no Iraque? A vontade de impor o seu modelo "democrático", exportar a forma como as suas instituições estão organizadas parecem não passar disso mesmo, um sonho. Um sonho que se sustentava em argumentos muito frágeis e de intenções algo duvidosas. O perigo das armas de destruição massiva, ou deverei dizer maciça, impôs-se ao necessário estudo do real perigo que o Iraque representava para as democracias ocidentais ou para os próprios iraquianos. Não teria sido legitimo o uso do argumento do perigo de genocídio que, a qualquer altura, poderia ser cometido contra os curdos? Aliás Saddam já o tinha tentado fazer nas décadas de 80 e 90.
Uma guerra com falsos argumentos associado à complexa realidade social e/ou tribal com pessoas pouco preparadas para viver em democracia só poderia resultar no actual fracasso.
Enquanto os americanos não compreenderem que, apesar de serem uma superpotência, não podem por e dispor de tudo o que os rodeia vão continuar a chorar a perda dos seus soldados e, pior ainda, vão continuando a matar inocentes um pouco por todo o mundo.
O desejo de controlar o Iraque parece-me ser um sonho utópico de forma a controlar, à escala mundial, o mercado do petróleo. Na vizinha Arábia Saudita tem os amigos árabes no poder, por toda a América Latina controla e apoia os corruptos governantes destes países, etc, etc, …
Ainda sob efeito do espirito pascal / religioso apetece-me fazer o papel de guia espiritual dos nossos "amigos" americanos:
1 - Não cobiçarás as coisas alheias;
2 - Não Matarás;
3 - Ama o próximo como a ti mesmo;

Como eles gostam muito de expressões do género "In god we trust" pode ser que me dêem ouvidos !!!
Eheheh! Não posso ir mais à missa que me dá para estas coisas.

terça-feira, abril 06, 2004

Ainda as contas dos hospitais S.A.

Tem-se gerado muita confusão à cerca dos hospitais S.A. por que uns querem demonstrar que é uma má solução enquanto que outros perdem muito tempo a dourar a pílula. Para mim, como sempre, parece que se esqueceram do meio termo. Há coisas boas e coisas más. Nem sempre as coisas tem que ser pretas ou brancas, podem ser cinzentas. Só é pena que em situações bem mais objectivas não se tente clarificar objectivos e responsabilidades.
Voltando aos hospitais, vê-se claramente que os médicos passam mais tempo no hospitais e menos nos consultórios particulares. E, afinal, as tão propaladas poupanças obtidas pela gestão destes hospitais não é o que parece, quem se queixa são os médicos de família dos centros de saúde. As pessoas vão à consulta e não há prescrição de medicamentos, cabendo essa função aos médicos de família que não têm mãos a medir para conseguir as devidas vinhetas. Por serem despesistas e receitarem muitos medicamentos ainda são penalizados por isso. Haja algum bom senso no meio de tudo isto.

Moral da história: pôr o pessoal clinico a trabalhar ainda se consegue, o pior é controlar a seriedade do pessoal do dinheiro.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?